Seja um doador consciente!

O material usado em cada doação é totalmente descartável. Uma vez usado o mesmo é jogado fora. Você não contrai nenhuma doença doando sangue.

O sangue de uma pessoa normal tem uma concentração própria, que se mantém sempre a mesma. Não há como afinar ou engrossar o sangue. O seu sangue vai se manter igualzinho ao que era antes da doação.

Se você doar sangue uma vez, não terá necessariamente que fazer novas doações. Mas sempre que for possível, DOE.

O organismo começa imediatamente a trabalhar para compensar a quantidade de sangue retirada. O volume do sangue que corre em seu corpo será o mesmo de antes da sua doação.

Doar sangue não engorda. Primeiro, porque sangue não engorda ninguém. Segundo porque a quantidade do sangue do seu organismo volta em pouco tempo aos níveis normais, nem mais nem menos. Logo, o seu peso continua o mesmo.

Antes de ser utilizado, o seu sangue será submetido a testes para: Tipagem Sanguínea, AIDS, Hepatite B e C, HTLV I e II, Sífilis, Doença de Chagas e Hemoglobina S.

Os resultados dos testes estarão disponíveis dentro de 60 dias, e se necessário (material insuficiente, interferência com amostras ou problemas técnicos), será solicitada coleta de uma nova amostra de sangue (+ ou - 30ml) para que os exames possam ser concluídos.

Os portadores de exames reagentes estarão impedidos de doar sangue e deverão ser encaminhados para o serviço médico competente (postos de saúde), para que o diagnóstico seja definido, pois a função do Banco de Sangue não é diagnosticar e sim impedir que alguma doença venha causar danos aos receptores.

Os portadores de exames inconclusivos, também deverão ser encaminhados para o serviço médico competente (postos de saúde), pois o exame realizado com a amostra da doação de sangue não permitiu com clareza o resultado.

O Banco de Sangue de Ourinhos possui Certificado de Excelência emitido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, do Programa Nacional de Controle de Qualidade Ltda.